quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Lagoa das Capivaras - Garopaba (SC) ameaçada



Localizada logo atrás da praia Central, em Garopaba (SC), a Lagoa das Capivaras está sendo ameaçada pela ocupação desordenada em seu entorno. 


fonte: Google earth

fonte: Googleearth











O despejo de uma grande quantidade de matéria orgânica (esgoto) neste rico ecossistema está gerando a ploriferação de uma alga que acaba impedindo a passagem da luz solar, inviabilizando a vida das espécies que ainda vivem lá.

Das três lagoas, resta uma, além do canal de ligação com o mar. Quem freqüenta a praia da Silveira, no canto sul, pode ter idéia de como era, pois lá ainda tem uma lagoa com estas características, também sofrendo com o assoreamento.


A ONG Amigos do Meio Ambiente (AMA) mobilizou a comunidade para colaborar na retirada das algas e fez parcerias com a Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (UNESC) e o Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (IPAT), que colaboram com as análises da qualidade da água.


Encontra-se situada bem ao centro do município, possui uma área total de aproximadamente 20 hectares, com a lâmina d’água correspondendo a aproximadamente 12 hectares, mesmo considerando parte da área em estado adiantado de eutrofização. A extensão é de 200 m de comprimento por 184 m de largura, e profundidade variando de aproximadamente 2 a 5 metros, dependendo do processo de assoreamento ocorrido sobre os vários pontos da lagoa.
Conforme os níveis de matéria orgânica na água (ESTEVES, 1998b), a Lagoa das Capivaras pode ser classificada, como uma lagoa costeira de águas escuras, que, são caracterizadas por suas águas terem origem, principalmente, do lençol freático de áreas arenosas, rios cujas bacias de drenagem percorrem terrenos arenosos.

foto: Camila Abreu












foto: Camila Abreu


Nome popular: Marrequinha, Orelha de gato, Salvínia
Nome científico: Salvinia sp
Origem: América, Ásia e Europa
foto: Camila Abreu


Um dos grandes desafios enfrentados, hoje, é conciliar o desenvolvimento de uma região com os impactos que serão causados ao seu entorno. Deve-se ter um enfoque humanista, holístico, democrático e participativo de todos os moradores ao entorno de um empreendimento. No município de Garopaba como muitos em nosso País houve um desenvolvimento com surgimento de loteamentos, construções residenciais e comerciais, mas também onde a fiscalização para o cumprimento das Leis Ambientais foi deixada de lado.

foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu




foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu

foto: Camila Abreu







Nenhum comentário:

Postar um comentário