sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Especiação...


O mecanismo responsável pela formação de novas espécies é denominado especiação. Esse mecanismo envolve cinco etapas principais, sendo que a última delas já conhecemos: o estabelecimento de algum tipo de isolamento reprodutivo, que é o indicador da formação de novas espécies.
As principais etapas da especiação são descritas a seguir:
a) Uma população inicial é dividida em dois grupos através de uma barreira física (rio, deserto, cadeia de montanhas). Essa condição é denominada isolamento geográficoimpedindo a troca de genes entre indivíduos dos dois grupos.
b) Cada ambiente pode ter diferenças (de umidade, relevo, vegetação, etc.), apresentando diferentes critérios de seleção natural. Surgem diferentes tipos de mutantes em cada grupo; eles sofrem a atuação da seleção natural específica em cada local. Mutantes com características favoráveis sobrevivem e se reproduzem. Depois de muitas gerações, o gene mutante pode predominar no grupo.
c) Formam-se novas raças ou subespécies. Apesar das diferenças, organismos dos dois grupos apresentam ainda capacidade potencial de cruzamento e de formação de descendentes férteis.
d) Com o passar do tempo, ocorrem mais mutações submetidas à seleção naturalprópria de cada ambiente. As diferenças entre os dois grupos ficam maiores.
e) As populações entram em contato. Apesar disso, são incapazes de gerar descendentes férteis. Foi estabelecido, portanto, um isolamento reprodutivoindicando a formação de novas espécies.
Os esquemas a seguir mostram exemplos do processo de especiação a partir de populações que vivem numa certa área (continente).

Nenhum comentário:

Postar um comentário