segunda-feira, 10 de setembro de 2012

MITOCÔNDRIAS E BACTÉRIAS PODEM TER PASSADO COMUM

Estudo ajuda a explicar a evolução dos organismos
As mitocôndrias e as bactérias marinhas SAR11 podem ter um ancestral comum, de acordo com investigadores americanos que encontraram fortes indícios da relação entre o elemento celular e o grupo de micro-organismos mais abundante na Terra. Trata-se de uma descoberta que dá novas pistas de como os organismos simples evoluíram para outros mais complexos.
Os investigadores das universidades de Oregon e do Havaí compararam os genomas mitocondriais de diversos subgrupos de eucariontes - seres vivos formados por células com uma membrana que separa o citoplasma do núcleo - e genomas de cadeias isoladas de bactérias SAR11 e, com a ajuda de programas de computadores, fizeram uma análise filogenética e completa de ambos os códigos genéticos.
Mitocôndrias terão derivado de bactérias
A equipe acredita que há biliões algumas bactérias viram-se “obrigadas" a viver dentro de outro organismo, ao perderem a capacidade para fazer a fotossíntese, conservando, porém, a sua cadeia respiratória. Englobadas por outra célula, poderiam fornecer energia e receber nutrientes, o que desencadeou um processo que resultou no que hoje se designa por mitocôndrias.
O aparecimento das mitocôndrias, presentes em organismos eucariontes e responsáveis por abastecer as células com energia, foi determinante para a vida complexa, pois foi a partir da organização do núcleo e das mitocôndrias que os organismos puderam começar a acumular genes.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário