terça-feira, 11 de setembro de 2012

Não é Neve! São 'Lágrimas de Sereia' Tóxicas!


Isso não é neve! São centenas de milhões de minúsculas partículas de plástico que foram levadas para a orla marítima de Hong Kong, durante o pior tufão a atingir a metrópole, em 13 anos. Elas são chamadas de nurdles, ou lágrimas de sereia. E se as sereias fossem reais, neste momento elas estariam chorando.

As partículas são potencialmente tóxicas e os ambientalistas estão dizendo que a limpeza pode levar meses. O dano pode durar anos.

Um contêiner que transportava esse material, bateu contra um navio e derramou a carga.

"Então, como podemos ver, esse é o contêiner atrás de nós e está realmente começando a quebrar. Está espalhando todo o conteúdo abaixo de onde nós estamos", mostra o ambientalista Gary Stokes, representando a Sea Shepherd Conservation Society.

Agora, as margens estão tomadas por quase 150 toneladas de lágrimas de sereia.

A Sinopec, da China Petroleum and Chemical Corp, produziu esse material. De acordo com a companhia, as partículas plásticas não são tóxicas ou perigosas, por si mesmas.

No entanto, ao longo do tempo, elas podem absorver as toxinas e poluentes que podem envenenar a cadeia alimentar, se ingeridas.

"Nós conversamos com o cientista chefe, o capitão Charles Moore, ele comentou sobre isso e disse que era realmente o pior derramamento de plástico documentado que ele já havia visto. Então, é algo que é completamente sem precedentes. As pessoas não têm planos de ação sobre como limpar tudo isso e é nesse sentido que nós estamos trabalhando com o governo para tentar uma ação", contou Gary Stokes.

Já se passou mais de uma semana desde o vazamento e a marinha e o departamento de proteção ambiental de Hong Kong estão trabalhando para limpar a bagunça. No domingo, o Departamento de Proteção Ambiental disse que a qualidade da água não foi afetada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário