terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pelotas de plásticos "plastic pellets".....


Problema de Hong Kong pelota de plástico

Cobertas de neve costas não exatamente gritar Hong Kong no verão.
Mas depois de intemperismo os 140 mph ventos de Typhoon Vincete , a pior tempestade em 13 anos, os moradores viram suas praias favoritas fim de semana se transformar em aterros brancas de plástico .

Um voluntário coleta pelotas plásticas lavadas-se em um banco de Lamma Island durante uma operação de limpeza em Hong Kong, no domingo. (Kin Cheung - AP)
Durante tufão de julho, um barco que transportava sacos de pellets de plástico largo da costa de Hong Kong foi abalada pelos ventos do furacão de categoria 4, abandonando cerca de 150 toneladas de neve como confete de plástico para a água circundante.
Duas semanas mais tarde, cerca de várias centenas de voluntárioscontinuam esforços de limpeza em 10 de praias de Hong Kong, vasculham areia fina para as centenas de milhões de bolinhas de plástico, que continuam a lavar-se nas costas de toda a região.
Um vídeo postado por Chris Chow Fotografia mostra locais panning a água do mar para as pelotas, também conhecido como nurdles, em um esforço para limpar uma praia.
Grupos ambientais em Hong Kong dizem que está preocupado o plástico derramado pode enxugar poluentes provenientes das vias próximas e, em seguida, ser comido por peixes. Peixes contaminados, por sua vez, representam um perigo para os consumidores.
"[As pelotas] parecem notavelmente como ovas de peixe, que é o maior problema para a maioria das espécies marinhas em torno das águas aqui e até mesmo para as aves marinhas", disse Gary Stokes da Sociedade de Conservação Sea Shepard em auto-produzido vídeo.

As pelotas de plástico branco, também conhecido como nurdles, em Lamma Island, em Hong Kong. (Kin Cheung - AP)
Os pellets de plástico, também chamados de nurdles, parecem pequenas contas, e são usados ​​para fazer muitos itens de plástico, incluindo frascos, filmes e tubos.
Raros animais marinhos, como o golfinho branco chinês, também podem estar em risco de contaminação através das pelotas, informou a Associated Press .
Este vídeo do Mar Shepard Conservation Society mostra peixe morto deitado na praia, encontrado com pequenas contas brancas de plástico em seus estômagos. A partir desta semana, apenas metade de todos os pellets têm sido recuperados .
Com as preocupações ambientais se aproximando, secretário-chefe da Região Administrativa Especial, Carrie Lam Cheng Yuet-Ngor, procurou aliviar temores tais na segunda-feira, dizendo que os pellets de plástico colocada pouco risco para a indústria de Hong Kong pesca lucrativa, que arrastou mais de $ 2 bilhões em vida marinha das águas circundantes, em 2010.
"Os grânulos não são materiais perigosos. Seus riscos para a qualidade da água, vida marinha, peixes e segurança alimentar são baixos e por isso não há necessidade de pânico ", ela disse ao jornal South China Morning Post , um jornal de língua Inglês em Hong Kong.
No entanto, os agricultores locais de peixes marinhos, que produzem cerca de 1.500 toneladas de alimentos por ano , vimos uma mudança no comportamento dos peixes sicne o vazamento. Eles teriam testemunhado uma queda no apetite seus peixes "desde o tufão, alimentos de Hong Kong eo secretário de saúde, Ko Asa homem-disse .
"Isso não é uma surpresa, porque por consumir os pellets, o peixe pode se tornar completo ou ter seus sistemas digestivos obstruída", disse Jackie Savitz, diretor sênior para a campanha Oceana.
A maioria das toxinas no oceano são hidrofóbicos, Savitz adicionado e, portanto, gravitam em torno de detritos flutuantes como o plástico. E assim por comer os pellets, os peixes não são apenas ingerindo plástico potencialmente prejudiciais, mas também os produtos químicos dos plásticos tenham absorvido.
"Os peixes são esponjas para produtos químicos no oceano", Savitz disse. "Estes peletes de plástico pode ser uma entrega de produtos químicos tóxicos mechanismof do mar para os pratos."
Enquanto o verdadeiro impacto na vida marinha continua a ser visto, funcionários do governo e ambientalistas cheguem a acordo sobre um fato: o esforço de limpeza vai demorar meses e centenas de horas-homem.

Sacos de plástico contendo pellets de plástico recolhidos por voluntários são empilhados durante uma operação de limpeza em um banco de Lamma Island, em Hong Kong, no domingo.(Kin Cheung - AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário